A Preparação é a Mãe da Perfeição

A Preparação é a Mãe da Perfeição

29/07/2020 2 Por magodm
Dança e Metafísica
Dança e Metafísica
A Preparação é a Mãe da Perfeição
/

Por Andre Gama

A preparação é tão importante quanto a execução. Tem o mesmo peso, pois um não faz sentido sem o outro. É um momento decisivo, que requer muita precisão, tanto no seu ato, quanto no tempo em que dedicamos a ela: não pode ser rápida demais, nem demorada demais.

Podemos ver isto nas nossas tarefas mais cotidianas: uma refeição é o exemplo mais evidente da afirmação acima. O ato de cozinhar requer diferentes preparações: descascar, lavar, cortar, que nos leva a “mise en place”, que é a organização dos ingredientes que serão usados na execução de forma que a facilite. A segunda preparação seria a cocção dos alimentos, que devem respeitar o tempo certo para que atinjam o ponto perfeito. Mas antes de tudo isso, preparamos a mesa, a bancada, para que fique livre, nos dando espaço para atuar de forma livre e plena.

Da mesma forma, ao fazermos nossas aulas de dança aprendemos, antes de tudo, a preparar: nos preparamos para ir ao local da aula, escolhendo nossa indumentária, programando nossos horários. Preparamos nosso corpo quando nos pré-aquecemos, com um alongamento leve para despertar nossos músculos, e fazendo a lubrificação das nossas articulações.

Também a aula é preparada previamente pelo professor, para que atinja os objetivos desejados e, novamente, prepare o corpo dos bailarinos para dançar.  A barra prepara para o centro, a aula prepara para o espetáculo. A Arte nos prepara para a vida!

Uma preparação que é feita com muita rapidez, com pressa, tende a não ser efetiva. Não há tempo de se pensar no todo, ignora-se etapas importantes e determinantes.  E fatalmente ela não será eficaz, pois a margem de erro que se abrirá será enorme. E quando a preparação não é boa, o resultado também não será.

No entanto, quando se gasta mais tempo do que o necessário, a preparação abre espaço para a dúvida, para a perda de foco, desperdiçando uma energia que fará falta para a execução, que tampouco será exitosa.

Por tudo isto, dedicar-se com empenho à preparação é talvez o nosso maior aprendizado. É o caminho pelo qual buscamos atingir os nossos objetivos. A preparação é o momento de esvaziar-se, de abrir espaço, de organizar nosso corpo, nossa mente e nossa alma para que possamos executar de forma plena e exitosa aquilo que nos propomos a fazer.

E quando fizermos isso, desfrutaremos de todo o processo com grande alegria e prazer, experimentando a plenitude do ser.