Dance Conforme a Música

Dance Conforme a Música

15/08/2020 1 Por magodm
Dança e Metafísica
Dança e Metafísica
Dance Conforme a Música
/

Por Andre Gama

Observando bebês em seus primeiros anos de vida, notei que, em seu desenvolvimento, as primeiras habilidades do ser humano são escutar e observar. Estas duas capacidades são as que nos fazem aprender. Isto não é mera casualidade. Através da escuta podemos receber informações que nos são passadas diretamente pelo interlocutor. A observação nos dá uma enorme quantidade de informações não-verbais, que nos ajudam a interpretar o que escutamos, seja para confirmar o discurso, seja para negá-lo. Dessa forma, desenvolvemos uma terceira habilidade: a análise.

O Acesso à Informação

A era digital trouxe o benefício do “acesso à informação”. A internet abriu novas formas de comunicação, o que, por sua vez, deu a possibilidade de qualquer individuo se expressar publicamente. Abriu-se um enorme espaço de fala, o que acarretou, por sua vez, a redução cada vez maior do espaço de escuta. Todos nós queremos ser ouvidos, mas quem quer ouvir?

A falsa noção de conhecimento que presenciamos nos dias atuais traz a sensação de que estamos numa Babel contemporânea. Digo falsa porque há de se ter consciência de que informação não é conhecimento. O conhecimento é a informação colocada em prática. 

A Empatia está na Moda

Um termo que está cada vez mais em evidência nos dias de hoje é “Empatia”, que teoricamente vem através da escuta que fazemos do outro. Mas como é possível ter empatia se não estamos prontos a escutar, se não observamos o outro?

O aluno de Dança aprende, desde seu primeiro contato com esta arte, a escutar. Ser aluno é, essencialmente, dedicar-se à escuta e à observação. O ato de se colocar em sala de aula deve ser claramente entendido como estar disposto a ouvir e observar em primeiro lugar, seu professor, a música e também seus colegas.

O Exercício da Escuta

Ainda que a escuta e a observação sejam as primeiras habilidades que podemos utilizar no inicio de nossas vidas, precisamos sempre exercitá-las, se quisermos continuar em constante aprendizado e evolução, entendendo o que está ao nosso redor, analisando e nos inserindo como indivíduos.

 No entanto, a partir do momento em que outras habilidades e capacidades começam a ser desenvolvidas, vamos dando menos importância às duas primeiras (escutar e observar), o que é um grande erro. Todo aprendizado que adquirimos na vida tem seu inicio na observação e na escuta.  O que acontece é que vamos criando padrões em nosso cérebro, ou pré-conceitos, no sentido etimológico da palavra, que nos levam a uma constante situação de erro. Desprezamos a informação completa, pois cremos que com uma pequena parcela de informação já temos ciência do todo. E isso tem a ver com nosso ego e arrogância.

Dance Conforme a Música

Um amigo uma vez disse: nossa arte só melhora quando nos tornamos pessoas melhores. Eu concordo totalmente. E acrescento: através da arte podemos nos tornar pessoas melhores.

Gosto muito de um ditado popular de grande sabedoria: “Dance conforme a música.” Há uma grande verdade aqui. Para dançar conforme a música é preciso ouvi-la. Ao ouvir a música, ela adentra nosso ser e reverbera, despertando diferentes sensações e faz nosso corpo se mover com grande alegria e prazer. Assim é na vida, se ouvirmos a sua música.

Curta cada nota, cada acorde, cada melodia, sinta seu pulso e deixe se mover em harmonia com ela.