Por Que Ter Uma Boa Postura Corporal?

Por Que Ter Uma Boa Postura Corporal?

23/07/2020 0 Por magodm
Dança e Metafísica
Dança e Metafísica
Por Que Ter Uma Boa Postura Corporal?
/

Por Andre Gama

O nosso alinhamento da coluna está diretamente ligado ao nosso emocional, à forma como vemos a vida. Ela reflete sentimentos, comportamentos e estados emocionais, ainda que nós tentemos ocultá-los.

A primeira estrutura que se forma em nosso corpo é nossa coluna vertebral. A partir dela, braços, mãos, pés e pernas também se desenvolvem, como galhos saindo de um tronco. Uma das suas funções principais é ser o apoio, a sustentação de todo nosso corpo. Também, desempenha o papel de levar os estímulos do cérebro para todo o corpo, assim como conduzir os estímulos de volta ao nosso cérebro.

Paralelamente à parte física, material, a coluna também desempenha o mesmo papel de estruturar nosso corpo etéreo. Ela é nosso eixo de ligação entre a terra e céu. Sendo o centro de nosso corpo, concentra nossos centros de energia, os denominados chacras, que estão relacionados com a forma de como lidamos com nosso eu e com os outros. Eles espelham nosso crescimento espiritual, nossa forma de agir e de pensar.

O exercício de manter nossa coluna em perfeito alinhamento permite que o fluxo de energia circule sem bloqueios, colocando também nosso corpo, mente e espírito em alinhamento, funcionando em unidade. Os pés no chão, nos dão a estabilidade para viver no mundo, de forma racional e material. A busca pelo elevar espiritual nos conecta à nossa origem, à força criadora.

Também, nossa coluna é responsável por direcionar a energia de nosso corpo, seja no eixo longitudinal, horizontal frontal e posterior, eixo horizontal lateral, ou ainda pelas espirais de energia, gerada a partir de nossos músculos das costas.

O Ballet Clássico e o Desenvolvimento Pessoal

O Ballet Clássico, em seu fazer, encerra um conhecimento corporal e energético de quase quatro séculos, e segue em contínua evolução e desenvolvimento. Em sua prática podemos encontrar todos os pilares e preceitos de outras práticas, tais como o Yoga, trabalhando a conexão e o desenvolvimento de corpo, mente e espírito, trazendo-os ao alinhamento total. Quando conseguimos alcançar esta unidade, ela nos faz experimentar a plenitude do Ser. Isto é o que nós, artistas, chamamos de “a magia do palco”. Estar em total conexão com o todo, com o aqui e agora, consigo e com o outro, com a densidade e a sutileza.

Através de seus exercícios, o Ballet busca desenvolver, em seus praticantes, todas suas potencialidades:  a amplitude máxima dos movimentos e perfeita simetria (já documentada por Da Vinci em “O Homem de Vitruvio”), a respiração consciente e harmonizada com o movimento, o fortalecimento e alinhamento da coluna vertebral e membros,  o entendimento dos eixos do corpo para o perfeito equilibro, a força e independência das articulações, o controle das emoções e dos sentimentos, o domínio do espaço físico, o fluir das energias através dos movimentos, o relacionamento consigo e com o outro, a cooperação e o autoconhecimento.

Se você está em busca de seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, faça uma aula de Ballet. Se já faz, experimente pensar o Ballet através de um novo lugar. Com certeza será uma redescoberta de si mesmo.